AUDITORIA MICROSOFT

Publicado por Rodrigo Alves

AUDITORIA MICROSOFT

CENÁRIO GERAL DA PIRATARIA NO BRASIL

No brasil, segundo a pesquisa global de Software 2018 realizado pela BSA (Business Software Alliance – organização que representa as maiores empresas de software do mundo), de 2011 a 2017 a taxa de instalação de software não licenciados passou de 53% para 46%. Mesmo apresentando uma redução, ainda representa quase metade do mercado de software.

Ainda segundo a pesquisa, existe uma correlação direta entre software não licenciado e malware.

Além dos riscos diretos, como penalidades, multas, processos civis e criminais, por não utilizar software licenciados, existem os riscos oferecidos por malwares.

COMO FUNCIONA A AUDITORIA DA MICROSOFT

A Microsoft aborda empresas para fins de auditoria no qual o contato pode ser motivado por denúncia anônima feita através do site http://denunciepirataria.org.br/, análise da relação entre hardware adquiridos e a proporção de software licenciados através de informações cedidas por grandes fabricantes, compras de licenças de forma irregular e contato do time antipirataria.

O contato do time antipirataria é um processo comercial no qual a Microsoft solicita de empresas com suspeita de irregularidades o inventário através de planilha ou software de gestão ativos, analisa e devolve um relatório com as divergências encontradas, oferecendo uma oportunidade de regularização sem penalidades e multas.

GESTÃO DE ATIVOS EM SOFTWARE

O processo de gestão de ativos é essencial e toda empresa deveria entender a importância de investir nessa área. Porém, é um processo que deve ser bem executado, com planejamento e baseado em um cronograma realista.

Para ter uma gestão de software adequada é preciso fazer o inventário das licenças adquiridas com o máximo de informações possíveis, comprovar a titularidade das licenças de software instaladas através de embalagens, notas fiscais de compra e contratos por volume, e a verificação contínua de conformidade.

Algumas alterações e definições no processo de compra e aquisição, também podem ajudar, evitando retrabalhos.

Com a auditoria, softwares que não estão sendo utilizados ou versões que poderiam ser com menos recursos são destacadas, como consequência esta otimização pode até reduzir custos nos ativos.

Empresas parceiras da Microsoft, são homologadas para este tipo de serviço. Caso, identifique que está com dificuldades na gestão dos ativos de software ou precisa de ajuda com a regularização? Nós podemos ajudar!

Blog

Nossas últimas postagens

O que é o Software Assurance?

Proteção contra Cyberataques com VMware NSX

Uso de celular no ambiente de trabalho